O mundo precisa dos Estóicos.

Por onde andam os estóicos?

O mundo mais do que nunca precisa que esses pensadores voltem a protagonizar o centro do pensamento humano.

Para quem não sabe, os estóicos acreditavam que os homens deveriam viver em harmonia com a natureza, sabiam da finitude da vida e eram fiéis a valores e princípios.

O pensamento estóico entrou na Roma antiga no final da república e ganhou força pois na época os políticos romanos roubavam tanto, havia tanta corrupção que a busca por esses pensamentos e atitudes voltou a ser valorizada pela sociedade e acabou culminando com a mudança de Roma de república para o período do Império.

Não vou nem falar do nosso país, mas o mundo hoje vive uma decadência de valores, uma onda de corrupção e de atitudes insanas que se torna urgente que mais e mais pessoas busquem conhecer os grandes pensadores estóicos, vivam de acordo com suas premissas e se possível divulguem boa parte desses pensamentos.

Vivemos em uma sociedade hoje que busca o aplauso a qualquer custo, que busca o like, a curtida, a validação acima de qualquer outra coisa como se isso fosse realmente importante, as pessoas se esquecem que como diria o imperador Marco Aurélio “Vivemos somente por um instante para depois cairmos no completo esquecimento e no vazio infinito do tempo”. Pergunte-se: o que é realmente importante na sua vida e no seu tão esperado like? você tem consciência que em pouco tempo talvez nem você mesmo se lembre disso.?

Dizem que quando voltavam das batalhas os imperadores Romanos e adentravam em Roma, enquanto eram ovacionados pelos presentes, um homem ia atrás do imperador falando o tempo todo “ és apenas homem, não se esqueça que és apenas homem” é isso. As pessoas se esquecem que são apenas homens, que tudo acaba, que somos passageiros do tempo, que estamos no mundo mas não somos do mundo. ⁠”Convém que penses que em pouco tempo não estarás em lugar nenhum, nem entre essas coisas que agora vês, nem entre esses seres vivos atualmente existentes”.-Marco Aurélio

As pessoas esquecem que devemos ter valores verdadeiros, que alguns valores não podem ser flexíveis e que não podemos jogar com as coisas em nosso benefício próprio.

Não podemos esperar que a lei seja dura com nosso inimigo e complacente conosco, isso não é ter valores, isso é ser conveniente.

Outro grande pensador estóico Sêneca dizia “O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo.” Temos o dever de ser exemplo para as próximas gerações, temos que parar de esperar por um futuro feliz e começar a brigar por um presente feliz.

O futuro pode nunca chegar, infelizmente vivemos em uma sociedade que trata a finitude da vida como algo que não deve ser falado, que não deve ser pensado, e justamente por não pensarmos sobre, vivemos sempre jogando tudo para o futuro. No futuro serei feliz! O Brasil é o país do futuro!

Sinto lhe informar :só quem não vive o presente dedica-se a esperar do futuro.

Temos que trabalhar como se fossemos viver para sempre e amar e viver como se fosse nosso último dia de vida.

Precisamos mudar o mundo através do exemplo, quantas pessoas colocam lindas frases nas redes sociais e agem de outra maneira na vida real? Quantas pessoas se dizem religiosas, mas agem de maneira que deixaria Judas envergonhado? Quantas pessoas pregam a honestidade, mas se puderem cometem pequenos deslizes?

Precisamos ser Estóicos, firmes nas virtudes e pensamentos, mas isso começa com uma autoavaliação, só podemos mudar o entorno se mudarmos a nós mesmos Epicteto dizia: “Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.”

Olho como inimigos todos aqueles que de alguma forma fazem do mundo um lugar pior, fazem do mundo a bagunça que vemos, deixam vencer as injustiças, se calam por medo ou conivência, e ainda segundo Marco Aurélio, “O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele.”

Tente você também se vingar dos maus, não se assemelhando a eles, se todos nós nos tornamos um pouco mais estóicos ao ver e analisar a vida, o mundo em pouco tempo viverá uma nova era.

Pedro Fabrini

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *