O que te motiva?

Você já parou para pensar o que te motiva? O que faz você levantar todas as manhãs e sair para mais um dia de trabalho? Já parou para pensar o que está por trás de comportamentos quase automáticos que vamos adotando durante a vida?

Metas de vida devem ser como metas de empresas, assim como nossos valores também devem ser, se não temos isso claro, possivelmente viramos vitimas da máxima de Zeca Pagodinho, deixando a vida nos levar e pedindo ;’vida leva eu!”

Em Alice no país das maravilhas de Lewis Caroll, em um determinado momento diz o gato a Alice “ se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!” é isso que você quer?

Ter um objetivo claro, se dedicar a um ideal e ser fator de soma são determinações que temos que tomar.

Mas nossas motivações são ainda maiores do que as que nos levam a movimentos. Você já refletiu sobre suas atitudes? Sobre seu comportamento? Quantas pessoas são realmente éticas por convicção e não por coerção? Você toma determinada atitude porque acredita que ela é a correta no seu intimo ou por puro medo de suas consequências? Oscar Wilde dizia: “Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.”

Qual a rigidez da sua Ética? O quanto ela pode ser flexível para atender os seus interesses?

Quando você espalha uma noticia, ou uma “fofoca” porque isso atinge diretamente uma situação ou pessoa que você não gosta, você está colocando sua ética em que patamar?

Quando você brada por justiça, você está realmente buscando justiça ou vingança? Perceba, são sentimentos e coisas totalmente diferentes, e sem duvidas muitas vezes você foi mais movido pelo sentimento de vingança do que pelo sentimento genuíno de justiça.

Para Santo Agostinho, o desejo de vingança é uma espécie de ateísmo inconsciente. Pense, o que te motiva?

Suas atitudes buscam a salvação, se falarmos aqui em um plano espiritual ou você as toma pura e simplesmente por medo de ir para o inferno? Há ai também uma diferença gritante na motivação por trás da ação, se você age por medo de julgamento, por medo de ir para o inferno, por medo do que os outros vão pensar, sua motivação é muito mais egoísta do que realmente boa.

Buscar o que nos motiva a ir atrás dos nossos objetivos e o que está por trás de cada atitude nossa, é o primeiro passo para nos modificarmos como seres humanos e nos entendermos. Não há certo ou errado, mas é necessária essa auto avaliação.

Você já reparou que vivemos em um mundo recheado de livros, cursos, palestras e todo tipo de coisas de “auto-ajuda”? As pessoas se dedicam a se auto ajudar mas possivelmente nunca se perguntam como podem ajudar o próximo. O que te motiva a fazer esses cursos? A busca por um aperfeiçoamento ou “se dar bem”?

A alguns anos atrás um livro chamado “O Segredo” fez muito sucesso, virou filme, virou febre, lá especialistas ensinavam as pessoas a manifestar coisas boas na sua vida, e pasme você elas usavam essa energia para encontrar vagas de estacionamento no shopping. Se há algo mais egoísta e banal para usar a energia do universo do que buscar uma vaga de estacionamento eu ainda devo estar para conhecer.

A própria motivação do escritor e dos produtores desse filme, foi de elevar o ser humano ou de elevar suas contas bancárias?

O que te motiva? Volto a lhe perguntar….

Reflita, sobre sua ética, sobre sua justiça, sobre seus comportamentos.  Não existe ética flexível, não existe meia verdade, não se pode jogar com nossos verdadeiros valores.

Pense,

Termino esse texto com uma citação de Confúcio: “Ataque o mal que está dentro de você, em vez de atacar o mal que está nos outros.”

 

Em um mundo onde o tempo todo estamos julgando e apontando para os outros, talvez entender o que nos motiva e nos conhecer um pouco mais profundamente seja o primeiro passo para uma verdadeira evolução.

Pedro Fabrini

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *