TERCEIRO SETOR – VOCÊ SABE O QUE É ?

 

Olá amigos do Portal Doro!

Faz tempo que não apareço por aqui, mas foram as atividades e muitos, muitos projetos e trabalhos que venho desenvolvendo na ABCC- Associação Bragantina de Combate ao Câncer, que fizeram me ausentar.

Mas cá estou novamente e aproveitando o gancho do Título do artigo e que a ABCC se enquadra no ” Terceiro Setor”, resolvi tirar essa dúvida que tanto me é questionada em meu trabalho.

Bora lá!!!

Você já ouviu falar na divisão de setores que compõem a nossa sociedade?

Os três setores sociais existem para garantir que o funcionamento do sistema social em que vivemos atualmente funciona de maneira eficaz e para que consigamos oferecer qualidade de vida para nossa população.

Sabemos que a nossa sociedade é formada por um sistema complexo e que às vezes entender os três setores que a compõem e as suas funções pode ser complicado e por isso nós separamos uma breve explicação.

Vamos conferir cada um deles:

PRIMEIRO SETOR 

O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. O mesmo é composto por Instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Estão nesse setor as prefeituras e suas secretariais, os governos estaduais e suas secretariais, a presidência da república e todos os ministérios.
Estão também nesse primeiro setor todas as autarquias e equipamentos públicos.

Com o seu objetivo principal sendo a arrecadação de dinheiro com a finalidade de atender os interesses públicos e gerais do coletivo e auxiliar a população do país, estado ou município.

Cabe a esse primeiro setor realizar ações que garantam a saúde, a educação, a segurança, a cultura de toda a sociedade.
Mas a gente sabe que eles costumam não dar conta do recado.

SEGUNDO SETOR

Já o segundo setor é conhecido também como o Mercado. O mesmo é composto por empresas privadas,  que geram lucro e que muitas vezes competem entre si. Geralmente os investimentos feitos nesse setor são de origem privada e visam o crescimento da empresa.

Estão no segundo setor toda e qualquer empresa e de qualquer tamanho. Neste setor está a padaria, o açougue e também a multinacional e os bancos.
Está também no segundo setor a sua empresa ou mesmo o seu pequeno empreendimento registrado como MEI – Micro Empreendedor Individual.
Qualquer empresa – legalmente constituída – está registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e portanto tem um CNPJ e compõe o segundo setor.

O principal papel desse setor em nossa sociedade é  gerar empregos para a população e satisfazer as necessidades da mesma. Sendo assim todos que participam desse setor são beneficiados de alguma forma, seja como empresário, funcionário ou comprador.

TERCEIRO SETOR

E o terceiro setor? Afinal, o que cabe ao terceiro setor?

Estão no terceiro setor todas as empresas que não visam lucro. O lucro das empresas nesse setor é o lucro social. Essas empresas estão legalmente constituídas e são em geral as associações sem fins lucrativos,  que é composto por ONGs, instituições, fundações e organizações da sociedade civil; as mesmas podem receber doações do Estado e/ou de empresas privadas. Esse dinheiro arrecadado é sempre utilizado em prol da nossa sociedade.

O principal objetivo desse setor é ajudar a nossa sociedade com projetos sociais impactando as comunidades ou grupos em situação de vulnerabilidade ou em defesa do meio ambiente, contribuindo para que essas pessoas tenham uma perspectiva melhor do seu futuro e possibilitando o acesso a serviços básicos.

Exatamente por atingir essas áreas de nossa sociedade que esse setor possui um papel tão importante em nossa sociedade, é graças a ele que conseguimos proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que estão em situações precárias de vida e saúde.

É no terceiro setor que acontecem ações que o poder público deveria estar executando.
Podem ser ações educativas, culturais, esportivas, de segurança ou mesmo saúde.
Por várias razões a prefeitura não realiza. Pode ser porque a prefeitura não tem gente capacitada ou habilitada para realizar.
Pode ser porque a realização da ação despenderia uma movimentação grande do órgão público fazendo com que a ação fique inviabilizada financeiramente.

*A denominação OSC é um sinônimo para o que conhecemos ONG, Organizações Não-Governamentais. A nova denominação veio de um desejo de descrevê-las a partir daquilo que elas são de fato, e não a partir de uma negação – ‘não governamental’.

Acesse aqui o conteúdo sobre os resultados apresentados pelo GIFE sobre uma pesquisa inédita do terceiro setor.

 

O bom funcionamento e equilíbrio desses três setores são essenciais para que o nosso país se mantenha em desenvolvimento e continue proporcionando bem-estar e qualidade de vida para a nossa população.

Gostou de saber mais sobre os setores da nossa sociedade?

Agora que já não é mais estranho esses termos compartilhe e lembre sempre que o Terceiro Setor depende muito de pessoas que se identifiquem com CAUSAS importantes em nossa sociedade e que sempre precisamos de ALIADOS para manter vivo nosso PROPÓSITO!

PENSE NISSO!

Compartilhe essa matéria com alguém que você acha que vai gostar também.

Fontes :

https://brazil.generation.org/

https://www.elaborandoprojetos.com.br/

Rita Valle é fundadora e Gestora da ABCC – Associação Bragantina de Combate ao Câncer

Conheça a ABCC

Home

 

Rita Valle

Assistente Social graduada pela FAPSS- Faculdade Paulista de Serviço Social, com Especialização em Políticas e Práticas em Promoção Social ; - Especialização em Gestão do Terceiro Setor pela FGV- Fundaçao Getúlio Vargas; - Pós graduação em Marketing pela ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing; - Extensão em Teologia pela USF - Universidade São Francisco; - Personal Coach (Personal & Professional Coaching) formada pela Sbcoaching - Sociedade Brasileira de Coaching; - MBA em Gestão na Saúde pela USF - Universidade São Francisco; - Fundadora e Gestora da ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer ( desde 2003). - MBA em Gestão na Saúde pela USF - Universidade São Francisco; - Fundadora e Gestora da ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer ( desde 2003). - Empreendedora Social, acumulando inúmeras certificações na área de Captação de Recursos, Advocacy e outros. Esteve como Vereadora de 2013-2016- Câmara Municipal de Bragança Paulista. Representando a ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer,  é Membro do CMS - Conselho Municipal de Saúde e do CONCIDADE – Conselho Municipal de Planejamento de Bragança Paulista; Membro do CEP- CONEP (Comitê de Ética e Pesquisa) da USF – Universidade São Francisco; Membro do Movimento TJCC – Todos Juntos Contra o Câncer; Membro da Rede Alianza Latina; Membro do BNI – Business Network Internacional.

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *