Estamos quase no fim do mês de Novembro, mas vale a pena destacar a Campanha do Novembro Azul, já que muitos homens ainda resistem em correr atrás de cuidar da sua saúde no quesito da prevenção do tão temido ” CÂNCER DE PROSTATA”.
Tive uma triste experiência a partir do diagnóstico do meu marido Antonio, quando no ano 2000, em seus exames de rotina, numa biópsia (nessa época as biópsias eram poucas amostras) realizada, chega a tão temida notícia ” você está com CÂNCER!!!!!
Palavra obscura, que faz tremer as pernas quando a escutamos e temos que encarar a realidade!
Parece que enquanto não bate a nossa porta, fica difícil de assimilar!
E lá começa a saga de exames e mais exames, preparativos para cirurgia e também vai pro espaço o psicológico não só o do doente, mas de toda a família.
A primeira vista é uma sentença de MORTE! Quando a gente é leiga e não sabe de nada, o mundo gira em torno da nossa própria cabeça, até que começa a busca por mais informações, que até então não nos interessava.
Enfim, detalhei essa pequena introdução pra iniciar a fala de que ” INFORMAÇÃO É PODER”!!!
Poder pra se inteirar e entender que um deslize, um descuido e lá está o câncer instalado.
Isso porque somos pessoas engajadas e temos algumas condições privilegiadas na sociedade, agora imaginem quem não tem nada disso! Como ficam essas pessoas sem informação, sem a menor noção do que se trata!
É desolador!!!
A partir daí entramos num circuito de querer saber tudo sobre a doença, sintomas, tratamento, medicamentos, um universo de informações, que nos trariam uma expertise pra decidir que teríamos de ajudar as pessoas nas mesmas condições em que nos encontrávamos.
Esse era o desafio, além de encarar nossa jornada, levar informação para aqueles que tem menos ainda.
Mas voltando ao Novembro Azul, que é o nosso tema, é o mês em que chamamos a atenção dos homens para que fiquem atentos a partir dos 40 anos, que DEVEM fazer seus exames com um médico urologista a cada ano.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se em 2016 o surgimento de 61.200 novos casos, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros!
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, ele é silencioso, enquanto em estágio avançado pode causar alguns: Micção frequente. Fluxo urinário fraco ou interrompido. Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
Existem dois exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata: o exame de sangue para verificar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no organismo e o exame de toque retal. A partir dos 40 anos todo homem deve realizar os exames para detecção precoce do câncer.
- Ter uma alimentação saudável.
- Manter o peso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
“A PREVENÇÃO É AINDA A MELHOR JOGADA!”
- Se quiser saber mais assista o vídeo do Dr. Nilton de Oliveira, Urologista, gravado especialmente para ABCC com o apoio da ASTELLAS.
- https://youtu.be/6oaiwNR9REc