É necessário Agir!

Você sem duvidas tem um ideal de mundo, tem um ideal de país, se eu pedir para você nesse momento me dizer como você gostaria que fosse o mundo e nosso país, possivelmente você me responderá de pronto, um país mais justo, mais igualitário, mais seguro, em paz, onde as pessoas vivam em harmonia, e assim por diante.
Grande parte de toda a humanidade responderia as mesmas coisas, em uma lista de possíveis repostas muitas se repetiriam nos desejos da maioria de nós. Então, se temos um desejo em comum, porque é tão difícil termos o mundo que sonhamos?
A resposta é simples. Porque não estamos prontos para sair da nossa zona de conforto, não estamos verdadeiramente prontos a mudar nosso comportamento,e a fazer algo para que esse mundo ideal saia do mundo das idéias e se materialize na nossa frente.
Madre Tereza de Calcutá dizia “mãos que servem são mais sagradas do que lábios que rezam” e o que isso significa? Significa que de nada vale você rezar, pedir a Deus, reclamar no facebook, na roda de amigos, falar da sua indignação e não fazer nada para mudar. Não estender a mão para ajudar. Afinal, ninguém é tão pobre que nada tenha a dar, nem tão rico que nada precise receber.
Mas para dar, para começar a materializar na nossa frente o mundo que imaginamos precisamos descer do nosso Ego, no Taoismo, no livro Tao te ching, está escrito: o Ego, nada sabe, ele apenas nos faz acreditar que sabe. E ao vivermos nessa ilusão de sabedoria, imaginamos que nossa verdade ou nosso ponto de vista é melhor ou mais correto que o do outro. O egoísmo é o berço de toda a corrupção, se tirarmos o ego e o egoísmo de nossas vidas a corrupção e as piores mazelas da sociedade não sobreviverão.
Um texto budista diz, “Devido à sua ambição e egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio.” E se você parar para refletir vai ver o tanto de verdade que existe nessa simples frase.
Muitas vezes até quem ajuda, ajuda por egoísmo, para ter seu ego inflado, Raul Seixas dizia : Meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar. Porem melhor um egoísta que ajuda pela vaidade do que um que nada faz pensando só em si.
É preciso agir e rápido, todos nós podemos fazer algo, todos nós podemos fazer do mundo um lugar melhor.
Platão dizia: Tente mover o mundo, o primeiro passo será mover a si mesmo.
Mexa-se, pare de reclamar nas rodas de bar, de ser um justiceiro da internet e faça algo realmente, seja uma mão que serve e não apenas um lábio que reza. Falar até papagaio fala, mas pensar e fazer precisa de mais dedicação e comprometimento com o mundo e não apenas com o nosso ego que quer ser massageado por likes e coraçõeszinhos.

Termino esse texto com uma frase de Michel Foucault:
“As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.”

E eu, humildemente aqui completo esse pensamento incrível:
“Isso serve para o que não fazem também!”

Pedro Fabrini

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *