Dia internacional anti-fascismo e antissemitismo

*Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo*

O Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo, 9 de novembro, é um dia de luta contra a história marcada de ódio.

Estabelecida pelo Parlamento Europeu, a data recorda o acontecimento histórico ocorrido na Alemanha em 9 de novembro de 1938. Esse acontecimento ficou conhecido como “Noite dos cristais”.

Nesse dia, as ruas ficaram cobertas de vidro, em decorrência das janelas partidas das diversas casas e sinagogas de judeus atacadas. Daí teve início o holocausto, que matou milhões de pessoas.(créditos: Toda matéria)

O *fascismo* , uma doutrina ideológica de origem europeia no início do século XX, é marcado por sua exaltação do nacionalismo extremo, a defesa do autoritarismo vigoroso e a supressão dos direitos individuais em prol de uma liderança carismática. Os regimes fascistas, notadamente personificados por líderes como Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, buscaram a imposição de uma hegemonia estatal totalitária, frequentemente com uma inclinação para políticas expansionistas e militarismo. Um aspecto sombrio do fascismo foi a proliferação do antissemitismo, um profundo preconceito direcionado especificamente contra a comunidade judaica, fundamentado em sua religião, etnia e história.

O *antissemitismo* , por sua vez, é uma expressão de discriminação, hostilidade e ódio que historicamente vitimou os judeus. Este fenômeno tem raízes antigas e trágicas, culminando em episódios de perseguição e massacres ao longo da história. O Holocausto, uma das páginas mais sombrias da história moderna, testemunhou o extermínio brutal de milhões de judeus nas mãos do regime nazista. Apesar dos esforços para combater o antissemitismo, ele persiste em diversas partes do mundo, destacando sua natureza profunda e arraigada como uma forma extremamente grave de preconceito e discriminação.
Mário Doro

Mario Doro

Saber mais →

Deixe um comentário