Vivemos tempos de incertezas, muitas pessoas se sentem angustiadas, tristes, desesperadas pois não sabem muito como lidar com a incerteza e acreditam que tinham ou tem tudo no seu controle.
Mas o que é ter “tudo sob controle” a não ser uma ilusão inocente que nos permitimos ter para não perceber que nada nos pertence.
Epiteto, dizia que todas as coisas se resumem em dois grupos, as que podemos controlar e as que não podemos controlar, e que devemos nos preocupar apenas com as que podemos controlar.
Perceba que em um grau mais profundo, a única coisa que podemos controlar é nossa essência, nosso comportamento, nossa forma de agir e ver o mundo.
Nem mesmo nosso corpo nos pertence, não temos controle total sobre ele. Podemos fazer exercícios, cuidar da saúde, fazer tudo, mas um acidente, uma doença ou alguma coisa externa pode modificar isso da noite para o dia.
Então não somos donos de nada, somos apenas o fiel depositário de tudo o que ingenuamente pensamos ter, nosso corpo, nosso emprego, aquele carro…
Todas as coisas externas, seja o que for, tudo pode lhe ser tirado por coisas que simplesmente fogem do seu controle, uma crise, uma pandemia, uma doença, portanto você só pode controlar a sua essência e é nesse lugar que você deve buscar a sua realização e felicidade se quer fugir da angustia.
Se tudo lhe fosse tirado, absolutamente tudo, o que restaria de você? Qual a sua essência? Você é feliz com o que você realmente é?
A angustia vem do fato de colocarmos nossa felicidade e realização em coisas, objetos e pessoas. isso é um erro enorme, pois a qualquer momento tudo isso pode mudar, afinal, não estão sob nosso controle e se nos for tirado vai nos causar uma dor imensa.
Em um mundo onde cada vez mais as pessoas necessitam de aceitação, necessitam de aplausos, necessitam de validação, como parar para fazer valer o que somos quando não houver ninguém para nos aplaudir ou nos dar um like em uma publicação?
As pessoas se sentem angustiadas porque não conseguiram algo, porque as coisas não ocorrem no tempo que desejam, se sentem perdidas, sem saber se encontrar, pensam que vão ser felizes quando tiverem mais dinheiro, quando tiverem um filho, um relacionamento, um cargo importante ou fama. Tudo isso é importante, tudo isso deve ser buscado, mas não pode ser o objeto da felicidade. Você sem duvidas conhece pessoas que tem tudo e não são felizes, assim como conhece pessoas que não tem nada e também não são felizes, a felicidade não está nas coisas, está dentro de você. Numa máxima filosófica Aristóteles disse “a felicidade não se encontra em bens exteriores”.
Quando você começa a ser grato ao que tem ao invés de se angustiar pelo que lhe falta, quando você começa a agradecer as inúmeras possibilidades que se abrem a sua frente todos os dias, quando você começa a ser sua melhor versão possível, e realmente valorizar o que você é quando tudo lhe é tirado, a angustia mingua e aos poucos irá sumir.
Faça o teste, Confúcio dizia que A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros, a partir do momento que você conseguir entender que você não pode controlar o seu entorno mas pode modificar ele com suas atitudes tudo irá mudar.
Não espere nada, não faça nada esperando algo em troca, não tenha atitudes para receber aplausos ou likes. Faça para ser seu melhor e viver a verdadeira felicidade. Uma das coisas mais triste de ver nos dias de hoje são pessoas defendendo ideias e posições só para parecerem legais e aceitas, que triste nos dias de hoje alguém se sujeitar a ser um sofista do terceiro milênio apenas para mascarar as angustias da sua existência.
Pare de se anestesiar com coisas externas, ouse fazer esse mergulho para dentro de si, busque se aprimorar e com isso tornar o mundo um lugar melhor.
Afinal usando aqui um trecho de Fernando Pessoa Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria.