
Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrata ( PLD ) do Japão, foi eleita a 104ª primeira-ministra, na terça-feira ( 21 de Outubro de 2025 ), se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Takaichi obteve 237 votos na câmara baixa, formada por 465 parlamentares. Pouco depois, ela também venceu a votação na câmara alta, de menor peso político.
Ela foi recebida pelo imperador durante a cerimônia de nomeação no Palácio Imperial, ao lado do ex-premiê Shigeru Ishiba, à quem substituirá.
Takaichi, de 64 anos, é conhecida como “dama de ferro japonesa”, graças à sua admiração por Margaret Thatcher. Ela assumiu o comando do país com a promessa de seguir parte do legado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, de quem é considerada discípula. [ Abe foi assassinado em 2022 ].
Ex-baterista de uma banda de ‘heavy metal’, além de ter pilotado uma motocicleta em sua época como estudante, Sanae Takachi se define como uma “workaholic”, por preferir trabalhar em casa ao invés de sair e socializar. Ela também foi comentarista de TV.
Takaichi mantém uma agenda conservadora, opondo-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a uma revisão da lei civil que permite sobrenomes separados para casais, para que as mulheres não sejam pressionadas a abandonar os seus. Ela ainda terá que enfrentar a queda da população japonesa entre seus principais desafios.
Em sua primeira coletiva de imprensa após ser eleita, Takaichi explicou aspectos importantes de sua gestão, com foco principal em fortalecer o país.
A nova premiê prometeu estímulo econômico para combater a inflação e disse que irá trabalhar para que o Japão, hoje a quarta economia do mundo, volte à ser forte. Ela também mostrou entusiasmo em ampliar a cooperação com os Estados Unidos para reforço militar.
Takaichi foi recentemente elogiada como uma “pessoa de grande sabedoria e força” pelo próprio Donald Trump, 47º presidente dos EUA.
Segundo informações, os governos dos Estados Unidos e do Japão estão organizando uma reunião de cúpula durante a visita de Trump a Tóquio, na próxima semana.
No Japão, comenta-se que Sanae Takaichi deixou claro que quer alinhar a ‘terra do Sol Nascente’ com uma América ao “estilo” Trump.
A primeira-ministra participaria da reunião de cúpula da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP30 ), marcada para o início de novembro em Belém do Pará. Mas, de acordo com informações de autoridades governamentais divulgadas na última quinta-feira ( 23 de Outubro de 2025 ), Sanae Takaichi não virá ao Brasil, pois priorizará sua participação na sessão extraordinária no parlamento japonês.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 24/10/2025
_
Legenda : Primeira-ministra Sanae Takaichi em sua coletiva de imprensa de posse.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © Eugene Hoshiko | © AP | © AP Photo | © Bloomberg | © www.bloomberg.co.jp | @bloombergjapan | Reprodução / © Instagram | @BloombergJapan | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).


