A Invasão da Cultura Sul-Coreana no Brasil

Nesta coluna sempre procuro falar sobre temas relevantes de tecnologia e creio que a intensa globalização que a mesma está proporcionando merece um pouco de palco nesse artigo. E quando o assunto é esse, não podemos deixar de falar da cultura fenômeno que está fazendo as brasileiras dançarem ao ritmo de K-Pop em cada esquina. Sim, estamos falando daquele mesmo país que nos deu Samsung, Hyundai, BTS e… kimchi! A Coréia do Sul. (E não estou escrevendo isso como presente de 8 de março para minha esposa que ama essa cultura) 😂😂😂.

Kimchi

O Ponto de Partida: Gangnam Style

Tudo começou com um passo de dança a cavalo e um refrão que ninguém conseguia tirar da cabeça. Gangnam Style, do artista sul-coreano Psy, foi o estopim que acendeu a chama da cultura K-Pop no Brasil. Com seu ritmo viciante e videoclipe hilário, essa música não só dominou as paradas mundiais, mas também abriu as portas para que a onda Hallyu (onda coreana) inundasse o coração dos brasileiros. Desde então, o K-Pop tem sido uma presença constante nas playlists, nas festas e, claro, nos memes da internet.

Psy

 

O Ritmo Contagiante do K-Pop

O K-Pop, com seus grupos de dança sincronizada e músicas que grudam no cérebro como chiclete, tem mais fãs aqui do que coxinha em festa de aniversário. E não é para menos! Quem pode resistir a essas melodias animadas e coreografias que exigem mais coordenação do que um jogo de Twister? Como professor de ensino fundamental e médio tive que aprender o que é ser Army do BTS para manter uma conversa com as adolescentes e falando deles…

Grupo K-Pop Blackpink

 

O fenômeno BTS

Se Gangnam Style foi a faísca que acendeu o interesse pelo K-Pop no Brasil, o BTS é a chama que mantém essa paixão ardente. Com suas mensagens positivas, coreografias impecáveis e músicas que falam diretamente ao coração, o BTS não é apenas um grupo musical; eles são embaixadores de uma cultura que transcende idiomas e oceanos. Eles mostraram que a música é uma linguagem universal e que a cultura coreana tem um lugar especial no palco global – e, mais importante, nos corações das brasileiras.

Grupo K-Pop BTS

Doramas Coreanos:

E não para por aí! Os dramas, doramas, ou K-Dramas, são a nova “novela das nove” para os brasileiros. Com histórias que vão desde romances açucarados até tramas de suspense que deixariam Agatha Christie orgulhosa, esses programas têm mais reviravoltas que uma montanha-russa, Round 6 que o diga, caiu no gosto do brasileiro igual o futebol de domingo.

Dorama Uma Advogada Extraordinária

 

Moda e Beleza:

A moda e a beleza sul-coreanas também estão em alta. O estilo “ulzzang” (que significa “melhor rosto” em coreano) é o novo padrão de beleza, e as adolescentes estão mais preocupadas em encontrar a base perfeita do que em passar no vestibular, o que tento resolver da melhor forma possível em minhas aulas. 😅😅

Maquiagem Ulzzang

 

Influência na Linguagem:

Até o idioma português ganhou umas pitadas de coreano. Não se surpreenda se ouvir um “oppa” ou “saranghae” no meio da conversa. E se você não sabe o que isso significa, é melhor atualizar seu dicionário de gírias para não ser confundido com um boomer, que inclusive é outra gíria. 😱😭

Numerais em Coreano

 

Conclusão:

No fim das contas, essa invasão sul-coreana é mais bem-vinda do que feriado prolongado. Ela trouxe uma nova energia e alegria para a cultura pop brasileira, e as pessoas de todas as idades estão apenas aproveitando a onda. Então, coloque seu melhor moletom oversized, prepare-se para aprender a letra de “Dynamite” e junte-se à festa!

 

 

Manzini Anderson Tadeu

Saber mais →

2 thoughts on “A Invasão da Cultura Sul-Coreana no Brasil

  1. Michaelarora 18 de junho de 2024 at 11:18

    buy amoxicillin 250mg: amoxicillin – amoxicillin without rx
    amoxicillin 500 mg cost

    Responder
  2. RobertDed 18 de junho de 2024 at 11:27

    https://azithromycinca.com/# rx doxycycline 100mg
    doxycycline australia

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *