
O ‘folclórico’ Bob Sapp está pronto para retornar ao ‘cage’ diante de um especialista em Kung Fu.
Após comemorar o seu 52º aniversário Bob Sapp ( nascido em 22 de setembro de 1973 ) revelou o seu desejo de enfrentar outro herói ‘cult’ em seu retorno ao MMA após um “hiato” de sete anos.
O veterano do “K-1” e do “Pride FC” deverá lutar no Camboja em um ‘card’ do ‘MAS Fight MMA’, ( também conhecido como: “Martialism Square – MAS Fight MMA” ), uma promoção aparentemente generosa com os lutadores.
Seu adversário será outra figura ‘popular’: o lutador de Kung Fu e também “kickboxer” Yi Long, chinês bem conhecido por sua ‘persona’ de “monge shaolin”.
Praticante de Wushu e outras artes marciais, ele afirma ainda ser especialista em ‘Qigong’, além de dominar a técnica da “camisa de ferro”.
Yi Long, cujo nome verdadeiro é Liu Xingjun, nasceu em 1º de abril de 1987 ( 38 anos ), em Dezhou, Shandong, China. Sua altura é 1,76 m e o seu peso é 80 kg.
O norte-americano Sapp ( 1,96 cm e 149 kg ) é famoso no Japão por ter duas vitórias sobre Ernesto Hoost no kickboxing. Contudo, a derrota de Sapp para o chinês Aori Gele, no ‘Road FC’ ( em 2016 ) marcou a sua 13ª derrota consecutiva no MMA. Contudo, Sapp obteve uma vitória sobre o egípcio Kintaro Osunaarashi, no ‘Rizin FF 13’, em 2018.
Já Yi Long, por sua vez, é conhecido por sua carreira no kickboxing, com diversas lutas “virais” e, apesar de ter enfrentado diversos lutadores de MMA sob o ‘conjunto de regras’ da “trocação”, tornou-se mundialmente famoso em 2015 após a 1ª luta com Buakaw Banchamek, uma verdadeira ‘lenda viva’ do Kickboxing e do Muay Thai.
[*] A ‘trilogia’ entre Yi Long e Buakaw estava programada para 6 de Outubro de 2025, mas foi cancelada porque Buakaw se retirou devido à problemas de saúde.
À princípio, a promoção cambojana anunciou o ‘duelo’ para o mês de dezembro, mas com o passado de ‘freakshow’ de ambos, “Bob Sapp vs. Yi Long” está entre a ‘luta épica’ e a “luta de exibição”.
Antes de prosseguir, é bom que se diga que um ‘freakshow’ é bem diferente de uma luta “fake”.
Mas “The Beast”, como também é conhecido Sapp, se destacou por participar de algumas das lutas mais estranhas que já vimos. Em uma destas, ‘ao lado’ de Quinton “Rampage” Jackson, no “Fight Circus”, um dos eventos do ‘Full Metal Dojo’, ele não competiu no MMA ou no kickboxing, mas sim na “luta de boxe siamesa”.
Quanto ao chinês, este afirmava ser um ‘monge shaolin’, nos primeiros anos de sua carreira, mas um comunicado oficial do templo informou que Yi Long nunca foi um monge e sim, um autodidata em ‘Shaolin Kung Fu’. Em sua defesa, o lutador disse que fez ‘marketing’ com a ‘marca’ de “Shaolin”, pois isso seria economicamente benéfico para o país, e os jovens da China voltariam à ter um herói nacional.
[ * ] P.S.: Para maiores informações sobre o “MAS Fight MMA”, favor entrar em contato com o “matchmaker” do evento Sasan Ghosairi – através do e-mail : saroboxing@gmail.com
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 13/10/2025
_
Legenda : O gigante Bob Sapp deve lutar com o icônico ‘monge shaolin’ Yi Long na promoção cambojana “MAS Fight MMA”. Yi Long tornou-se mundialmente famoso em 2015 após a 1ª luta com Buakaw ( à direita ).
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Sasan Ghosairi | © superexportshop.org | © MASFIGHTMMA | © masfight | Reprodução / © Facebook | Reprodução : © www.youtube.com/@HSM007 | @sasanghosairi | @masfight | Reprodução / © Instagram | @MasFightMMA | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).