“Popó” vence Wanderlei Silva por ‘desclassificação’ no ‘Spaten Fight Night 2’

Após vencer Kazushi Sakuraba em três lutas, Wanderlei Silva se tornou conhecido pela “alcunha” de ‘Mr. Pride’ no Japão. ( Cortesia | Créditos : © Acervo Pessoal Wanderlei Silva | © Reprodução / © Facebook | @wandfc | Reprodução / © Instagram | @wandfc | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).

 

 

No sábado, ( 27 de setembro de 2025 ), a ‘Spaten’ promoveu o “Spaten Fight Night 2”, no ARCA Spaces, em São Paulo, no Brasil. As lutas foram exibidas pelos ‘Combate’ e “Globoplay”.

Observe que o canal ‘Combate’ transmitiu o evento ‘ao vivo’ na íntegra, a partir de 20h ( de Brasília ), enquanto o “sportv3” exibiu as duas primeiras lutas do ‘card’. Já a “TV Globo” transmitiu Bia Ferreira x Maira Moneo e Wanderlei Silva x “Popó” Freitas.

 

Curiosamente, esta era a mesma data do fatídico “Pentagon Combat”, [ 27 de setembro de 1997 ], quando “estourou” uma briga ‘pós-evento’ entre torcedores rivais.

Além disso, há “rumores” no ‘X’ ( antigo “Twitter” ) de que tudo havia sido “planejado” para que este evento também acabasse em ‘pancadaria’, mas, fora as improváveis ‘influências’ místicas e espirituais, não consigo imaginar que alguém tenha “concordado” com esse “plano maquiavélico”. Assim sendo, prefiro acreditar que tudo não passa de mais uma entre tantas “teorias da conspiração”, algo muito ‘popular’ na ‘web’ hoje em dia.

 

Wanderlei Silva, 49 anos, enfrentou Acelino “Popó” Freitas, de 50, em um confronto com “regras especiais” de boxe no ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’.

O “Mister Pride” se consagrou na ‘terra do Sol Nascente’ enquanto Acelino Freitas, tetracampeão mundial, é uma “lenda viva” do boxe brasileiro.

 

Esta foi a primeira luta de Silva desde o ‘Bellator 260’, em setembro de 2018. Já Freitas, mantinha um ‘recorde’ de 41-2 e 34 ‘nocautes’ como profissional, e estava mais ativo, pois vinha de uma sequência de 5-0 em lutas de ‘exibição de boxe’.

 

Muitos disseram que Silva parecia ‘ter lido’ o “manual de regras” dos seus “velhos tempos” no ‘IVC’ durante a luta, já que “The Axe Murderer” – repetidamente – acertou “cabeçadas” em Freitas durante os ‘clinches’. Por sua vez, o baiano procurava ‘boxear’ com elegância, mas, após o terceiro ‘incidente’, o árbitro encerrou a luta e Silva foi derrotado por ‘desclassificação’ aos 1min. e 34s do quarto ‘round’.

 

Isso foi o ‘estopim’ para que os times de ambos subissem ao ringue e começassem à brigar. Silva tentou interromper a selvageria, mas foi atingido por um “gancho” de ‘direita’ de Rafael Freitas, filho de “Popó”, e caiu de cabeça no chão, completamente inconsciente. Ele permaneceu imóvel por cerca de 4 minutos, enquanto a briga continuou ao seu redor.

 

As cenas lamentáveis percorreram o mundo e trouxeram à memória de muitos a lembrança do infame evento do Rio de Janeiro em 1997, o já citado “Pentagon Combat”. Naquela ocasião, a briga generalizada levou ao banimento do esporte na capital carioca por três anos após o ‘incidente’.

 

Então, os fãs estavam temerosos quanto aos rumos do ‘Spaten Fight Night’, mas a marca de cerveja – muito ‘popular’ no Brasil – já lançou uma ‘nota oficial’ informando que “continuará investindo nos eventos esportivos de lutas e artes marciais, ressaltando os seus aspectos positivos”.

 

Contudo, não é possível negar que o “desastre” deixou um gosto amargo na boca dos paulistas.

 

Anteriormente, as mulheres haviam dado um ‘show’ de profissionalismo no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) deste ‘Spaten Fight Night 2’, quando a baiana de 32 anos Beatriz Ferreira venceu a uruguaia Maira Moneo.

 

Já Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão em outro lugar do ‘card’.

Na única luta de MMA da noite, Thiago “Manchinha” Silva ( 27-17 ) ficou com os cinturões do “MAC” e do ‘Shooto Brasil’ ao passar por Wanderson Barcellos ( 7-3 ).

 

Confira os resultados do “Spaten Fight Night 2”, que incluem :

 

Spaten Fight Night 2

27 de setembro de 2025

ARCA Spaces

São Paulo, Brasil

 

Boxe: Acelino “Popó” Freitas venceu Wanderlei Silva por ‘desclassificação’ ( “cabeçadas” ) aos 1:34 do quarto ‘round’

Boxe: Beatriz Ferreira venceu Maira Moneo por decisão “unânime” após dez ‘rounds’

Boxe: Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão por ‘decisão unânime’ após dez ‘rounds’

MMA: Thiago “Manchinha” Silva venceu Wanderson Barcellos por “decisão unânime” após três ‘rounds’

 

[ * ] SERVIÇO: Spaten é um produto destinado a adultos. Aprecie com moderação.

 

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 29/09/2025

_

Legenda  : Após vencer Kazushi Sakuraba em três lutas, Wanderlei Silva se tornou conhecido pela “alcunha” de ‘Mr. Pride’ no Japão.

Foto : ( Cortesia | Créditos : © Acervo Pessoal Wanderlei Silva | © Reprodução / © Facebook | @wandfc | Reprodução / © Instagram | @wandfc | Reprodução : © X / antigo © Twitter |  Divulgação ).

Oriosvaldo Costa da Silva

Saber mais →

Deixe um comentário