O sentido da vida

Um autor que tem me encantando muito ultimamente é Viktor Frankl, fundador da Logoterapia e autor de diversos livros entre eles “O sentido da vida”. Talvez esse meu interesse e encantamento  venha justamente porque sempre me questiono e busco entender o sentido da vida. Alguns acontecimentos da minha própria vida me fazem questionar isso sempre, alias na minha ignorância é quase impossível imaginar que algumas pessoas nunca se questionam sobre isso, e simplesmente vivem, talvez o inadmissível para mim seja uma benção que eu ignoro.

Nietzche diz que quem tem um motivo para viver aguenta o como viver, e isso se assemelha muito ao relato de Frankl sobre a importância de se encontrar um proposito pelo qual viver. “Se percebemos que a vida realmente tem um sentido, percebemos também que somos úteis uns aos outros. Ser um ser humano, é trabalhar por algo além de si mesmo.” Essa frase  de Frankl, diz muito sobre a busca de sentido. A nossa vida não diz respeito apenas a nós, diz respeito ao que podemos fazer pelo outro e pelo mundo, se tivermos a noção de que se um único ser vivo tiver sua vida tocada, modificada ou facilitada pela nossa existência ela já terá valido a pena. Não é por acaso que diversos estudos provam que trabalho voluntário ou de ajuda ao próximo pode transformar a vida das pessoas.

Não podemos relegar nossas vidas a viver na periferia da existência, as pessoas hoje não suportam a própria vida e ainda citando Frankl “Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”

Diariamente somos desafiados a mudar a nós mesmos a mudar nossa forma de ver, de agir e até mesmo de se adaptar, se adaptar a novas situações de saúde, de relacionamento, de trabalho etc.

Como você tem lidado com as cartas que a vida lhe dá? como você tem encarado as diversas situações da sua existência?

Uma dica valiosa também dada por esse pensador é encarar tudo com humor, estamos falando de um homem que viveu os campos de concentração, que tudo lhe foi tirado e que de lá de dentro em suas reflexões chegou a conclusão que ver as coisas com humor e

pelo lado positivo são truques uteis para viver.

Ter uma missão, um proposito e ver as coisas de maneira leve podem te ajudar a entender o caminho da vida.

Se vamos passar por dificuldades, se vamos seguir por essa terra pelo tempo que Deus nos permite, que possamos fazer isso com um sorriso no rosto e com um proposito maior do que nossa própria existência.

Lhe convido aqui a refletir sobre qual o seu propósito, qual sua missão, como você tem encarado a vida e seja lá a conclusão que chegar lhe deixo aqui uma ultima frase que deve ser levada em conta nessa reflexão.

“Ninguém tem o direito de praticar injustiça, nem mesmo aquele que sofreu injustiça.” Viktor Frankl

Pedro Fabrini

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *