Essa tal felicidade

Já dizia o sindico Tim Maia na música essa tal felicidade, “já rodei todo esse mundo, procurando encontrar…”
Mas o que é essa tal felicidade que todos buscamos durante a vida e muitas vezes não encontramos? Para Sócrates é a obtenção do maior prazer possível e disponível. Para Nietzsche é a constância de bons resultados e para Kant o ideal da imaginação.
Você já reparou que colocamos nossa felicidade em coisas exteriores? Quando eu obtiver tal coisa serei feliz, quando eu encontrar um amor serei feliz, quando eu atingir tal objetivo serei feliz. Colocamos uma meta e nela fincamos a bandeira da felicidade, o grande problema é que quando a atingimos, até ficamos felizes por um tempo mas ai vislumbramos algo maior, e novamente fincamos a bandeira da felicidade a frente. Talvez por isso o sindico Tim tenha rodado o mundo todo procurando encontrar, talvez por isso tantos de nós biscamos longe o que deveríamos buscar mais perto.
Para encontrar a felicidade, você não precisa dar um passo, não precisa olhar para longe, tem sim que olhar para dentro.
No meu entendimento, fico com a explicação de Aristóteles que dizia que a felicidade não se encontra em bens exteriores e que a felicidade é impossível para quem não basta a si próprio.
Ao contrario do que dizia Vinicius de Moraes, “é impossível ser feliz sozinho”, acredito que é impossível buscar a felicidade verdadeira se não estamos bem conosco.
A partir do momento que colocamos a nossa felicidade em algo ou alguém isso pode nos ser tirado a qualquer momento. Damos um poder a outra pessoa ou a uma situação que ela por si só não tem, afinal só nós podemos definir como as coisas vão nos afetar positiva ou negativamente.
A felicidade e a liberdade andam de mãos dadas, e para ser livre, é necessário desprezar tudo aquilo que não depende de nós, que foge ao nosso controle.
Segundo Epicteto, devemos nos preocupar apenas com o que podemos controlar e acredite, só podemos controlar as nossas virtudes e nossos pensamentos, todo resto, até mesmo nosso corpo não está totalmente sob nosso controle.
Busque a felicidade dentro de você, busque a felicidade nas suas virtudes, nas suas verdades, nas suas atitudes, tenho certeza que foi por buscar a felicidade em ter uma companheira, uma família, um irmão que nosso grande Tim rodou o mundo inteiro procurando quando na realidade bastava olhar para dentro.

Pedro Fabrini

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *