Phishing (lê-se “fishing”), nada mais é do que uma maneira de roubar dados para aplicar golpes na internet.
Normalmente funciona assim:
- Você recebe uma mensagem por e-mail, SMS, redes sociais ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, entre outros, ou, acessa uma página falsa.
- Em quaisquer das situações acima, você é solicitado a clicar em um link para fazer alguma confirmação ou para obter descontos ou brindes (lembre-se: quando a esmola é demais, o Santo desconfia!).
- Ao clicar no link, os fraudadores capturam seus dados sem você perceber!
A boa notícia é que você pode se proteger e vamos te mostrar como:
- Use softwares de segurança e antivírus.
- Não repita senhas e use autenticação em 2 etapas.
- Evite preencher cadastros ou enviar informações em sites desconhecidos.
- Desconfie de ofertas incríveis, boas demais para serem verdade.
Foi vítima de phishing e não sabe o que fazer?
Se você foi vítima desse golpe, entre em contato com a Central de Privacidade e comunique o ocorrido. Se não encontrar a Central de Privacidade é sinal de que esta empresa provavelmente não está adequada à LGPD. Neste caso, entre em contato com a Central de atendimento ao cliente e denuncie.
Registre um Boletim de Ocorrência e denuncie o ocorrido aos órgãos de defesa do consumidor e/ou faça uma denúncia junto à ANPD, no site do gov.br.
A LGPD é uma lei que deve ser sempre cumprida. A Proteção de Dados é um direito de todos.
Quer saber mais sobre como proteger os seus dados ou como adequar o seu negócio? Então não deixe de ler nossos próximos artigos sobre LGPD e Proteção de Dados de um jeito fácil!