Natal com Sangue

Natal com sangue
O melhor presente

A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo que pode salvar muitas vidas. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a doação de sangue:
1. Salva vidas: Estima-se que cada doação de sangue possa salvar até quatro vidas. Pessoas que recebem transfusões sanguíneas podem experimentar uma melhoria significativa em sua saúde e, em muitos casos, a chance de sobreviver.
2. Ajuda pacientes com doenças graves: O sangue é fundamental para pacientes diagnosticados com doenças crônicas graves, como anemia falciforme e talassemia. Além disso, o sangue pode ser necessário para feridos em emergências em que há muita perda de sangue, como um acidente de trânsito.
3. Não há substituto para o sangue humano: A ciência ainda não identificou outra forma de ajudar quem necessita de sangue, além da doação. Não existe um substituto para o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa necessidade é por meio da doação voluntária.
4. Estoque em baixa: A demanda por sangue é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue, como nas férias, festas regionais, durante o inverno ou em feriados prolongados.
5. Reduz as chances de infarto: A doação de sangue está associada à redução do risco de infarto do miocárdio, conforme apontam diversos estudos sobre o tema.
Para ser um doador de sangue no Brasil, é preciso atender a alguns critérios:
• Idade: Ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos é necessário ter consentimento dos responsáveis. Candidatos à doação com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60.
• Peso: Pesar, no mínimo, 50 kg.
• Saúde: Estar em boas condições de saúde.
• Descanso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
• Alimentação: Estar alimentado (mas evitar alimentação gordurosa).
• Documento: Levar documento original com foto recente.
Existem também algumas condições que impedem temporariamente ou definitivamente a doação de sangue, como gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem ou piercing realizado nos últimos 12 meses, entre outros.
Lembre-se, a doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar muitas vidas. Portanto, se você está em boas condições de saúde, considere doar sangue.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-61324161
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/05/02/doacao-de-sangue-quem-pode-quais-os-cuidados-e-quem-nao-pode-doar.ghtml
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/11/governo-federal-reforca-importancia-da-doacao-de-sangue
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/conheca-os-criterios-do-ministerio-da-saude-para-doacao-de-sangue
https://exame.com/brasil/duvidas-quem-pode-como-onde-doar-sangue/

Mario Doro

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *