A decisão que determinou a colocação de uma tornozeleira eletrônica em Jair Bolsonaro (PL), ainda não é a medida que a esquerda e antipatizantes do ex-presidente gostariam de ver. Isto porque não se trata de uma prisão, mas de uma medida diversa, diante de um monitoramento eletrônico, bem como determinações para que Bolsonaro (PL) se abstenha de fazer, como no caso de se manifestar em redes sociais, mantenha conversa com seu filho Eduardo Bolsonaro (PL) que se encontra nos EUA, etc.
A presente medida ocorre em meio ao “tsunami” do “tarifaço” realizado pelo Governo Americano (Donald Trump – PR) que pode engrossar a situação entre os EUA e o Brasil. Isto porque nesses dois anos e meio de seu governo, Lula (PT) não se inibiu em declarar – quando podia – e tomar decisões e posturas que afastava o Brasil da maior democracia mundial que são os Estados Unidos! Você pode não gostar em nada de Trump e de seu Governo, mas, além de ser a maior potência bélica mundial, também é o segundo maior comprador do Brasil. Assim, a postura de Lula (PT) não parece ser uma boa ideia!
Assim, podemos enumerar várias ações de Lula (PT) que fazem “apertar” as coisas contra o Brasil: 1) a insistente ideia de uma nova moeda encabeçada por Lula (PT) nos Brics; 2) a aproximação do Brasil ao bloco econômico Chinês; 3) a aproximação do Brasil a Estados sem o menor compromisso com valores democráticos por questões ideológicas e não por razões comerciais, como Venezuela, China, Rússia, Cuba, Nicarágua, Irã, etc.; 4) chamar Trump de fascista, nazista, etc.; 5) apoiar Kamala Harris contra Trump nas eleições americanas; 6) criticar constantemente Israel na guerra contra o Hamas; 7) ser simpático à Rússia na invasão e guerra contra a Ucrânia; 8) pedir ajuda à China para “regulamentar” as redes sociais no Brasil, que até agora nem Lula (PT) sabe dizer com firmeza se foi ele ou Janja quem pediu; 9) receber o navio iraniano em porto brasileiro; 10) e até o emblemático “fuck you” de Janja a Elon Musk são coisas que ficam marcadas nas relações entre os dois Estados.
Donald Trump é americano – já escrevi a respeito – e vai defender os interesses do povo americano, custe o que custar! Foi eleito para isso! E, no caso do Brasil, ele sabe que nosso país é demasiadamente importante para suas pretensões econômicas e políticas, assim como a China também sabe. O problema é que Lula (PT) faz questão, hoje, de desafiar, peitar os Estados Unidos de toda forma, a ponto de oferecer a Trump uma “jaboticaba”, em tom de deboche!
Hoje, vem a notícia de que Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica numa decisão do Min. Alexandre de Moraes no caso da “tentativa de golpe”. Olhando todas essas questões do atual contexto de forma fria, não sei se é para comemorar, de verdade, tal decisão. Isto porque, quando da prisão e processo de Lula (PT) foi em sala de aula e em artigo escrito que disse que tudo poderia ser anulado por conta da suspeição de Sérgio Moro (União Brasil), então juiz do caso. Fui tido como “petista”, “vermelho”, “comunista”, “socialista”, “fdp”, etc. Então respondi: “não sou nada disso. Sou professor de Processo Penal e Dir. Constitucional e qualquer profissional da área que se preze sabe que tem várias nulidades no caso”. E, continuei: “se você está comemorando a prisão de Lula (PT) nessas circunstâncias, amanhã, poderá ser com outro e até com você e comigo. O que impede que homens poderosos como Lula (PT) sofra esse tipo de coisa e você e eu não?” Dito e feito! Estão fazendo com Bolsonaro muitíssimo pior! E, pelo jeito, as apostas estão sendo dobradas o tempo todo!
Entretanto, acho que essa decisão pode ter efeito contrário àquilo que o “fã clube contra Bolsonaro” consideraria “o melhor dos mundos”. Isto porque mais do que uma decisão jurídica, ela tem mais aspectos políticos do que outra coisa. E, política, como a vida, é muito dinâmica! Muita coisa pode mudar a qualquer momento! Lembre-se, Lula (PT) estava preso e foi solto, tornando-se presidente do Brasil pela terceira vez!
Portanto, cuidado! Para você que é prematuro nas ideias e conclusões, não cante vitória antes do tempo! Bolsonaro pode usar tornozeleira eletrônica, ser condenado, preso e até morrer! Se for nas circunstâncias atuais, essas que aí estão, ao invés de exterminá-lo, tranformá-lo-ão em mártir. De modo que se a direita precisava de motivação para voltar com força ao Poder sem Bolsonaro, o Min. Alexandre de Moraes e a Suprema Corte acabaram de dar a “receita do bolo” que eles mesmos “colocaram no forno”. Trocando em miúdos: Preso ou solto, vivo ou morto, Bolsonaro acaba de se tornar mais forte hoje do que era ontem! Graças a Alexandre de Moraes.
Isso se chama política!
É isso!
Marcos Túlio, Advogado e Professor de Direito