EMBARGOS AURICULARES n° 337 “Redes Sociais: sem a devida cautela, um terreno fértil para grandes e graves problemas!

Com a proliferação e a facilitação dos sinais de wifi a internet conseguiu estreitar ainda mais a comunicação mundial entre a infinidade de portais de pesquisas com o usuário. O limite de navegação já deixou de existir há muito tempo e o mundo está definitivamente conectado. Basta querer!
Mas, o que realmente parece ter feito a cabeça de um sem números de pessoas foram as redes sociais, pois estas conseguiram unir uma gama de desejos individuais àquilo que o usuário desejava. Comunicação, textos, fotografias, filmagens, vídeos, bate-papo, encontrar e fazer novas amizades, rever memórias do passado, reunir-se com os amigos, familiares e com quem não se via há muito tempo, etc. Uma verdadeira maravilha! Todavia, as redes sociais podem ser uma fonte de enormes dores de cabeça.
O limite de “navegação” parece ter afetado o de bom-senso de boa parte de seus usuários e tem como consequência, sendo possível observar sem muito esforço, um festival de ostentações desnecessárias e a prática de gafes e ilícitos dos mais variados possíveis nas postagens. E, com a onda das discussões ideológicas da atualidade os descuidos têm aumentado devido aos alterados ânimos que o assunto acaba promovendo aos descuidados.
Devemos estar atentos que postagens de vídeos e fotografias de viagens, passeios, restaurantes e festas, etc., em demasia podem ser utilizados como prova em determinado processo contra você. Da mesma forma que avisos – anteriores ou após – a tais eventos também podem ser um prato cheio a assaltantes que ficam de olho em uma “presa” fácil e de boa qualidade e que dê todas as dicas em suas postagens. Não é raro pessoas postarem que se encontram curtindo uma bela e divertida viagem e quando voltam para suas casas, eis a grande surpresa! Vazias, pois, os assaltantes levaram tudo!
Colocar momentos seus em vídeos ou fotos em sua página ou grupos que mostrem você em grande e evidente excitação bebendo, fumando “sabe-se lá o quê” e em companhia “sabe-se lá de quem” também pode trazer uma imagem depreciativa a ti. Não se engane, pois, casamentos têm sido desfeitos e demissões e não contratações para emprego tem acontecido, além de outras coisas mais exatamente por estas e outras razões.
Crimes contra a honra, como injúria, difamação e até calúnia também permeiam as postagens dos “politicamente sinceros” e isso pode lhes causar um processo criminal e um civil com um pagamento de uma indenização ao ofendido, inclusive, além de ser considerado o “chato” ou o “traíra” da rede.
Assim, curta as redes sociais de forma moderada. Mas, não se esqueça, sempre tem alguém que você nem imagina de olho em tuas postagens.
Logo, meu caro, em tempos de modismo de ostentação quem cuidar bem de sua privacidade – e aqui não se sugere uma vida dupla – cuidará, também, do seu tesouro.
Fica a dica!

Marcos Tulio de Souza Bandeira

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *