” Costurando Histórias” 20 Anos de ABCC Associação Bragantina de Combate ao Câncer

Começo meu texto lá atrás no ano 2000 com a minha história!

Em maio de 2000, meu marido foi diagnosticado com câncer de próstata, que como qualquer família se perde o chão. Não sabíamos o que viria pela frente e muito menos como iriamos enfrentar essa realidade.

Começa então a jornada! Muitos desafios, longas esperas, incertezas, ansiedade, enfim…., momentos que hoje são lembrados, mas nem sei como enfrentamos tudo naquele momento.

Cirurgias, hormonioterapia, radioterapia, tudo que os protocolos indicavam foi feito, mas os prognósticos não eram bons. Mas como toda história de superação, pequenos grandes milagres foram acontecendo e anjos caindo em nossas vidas, para trazer consolo e seguimento aquilo que já não tínhamos energia para suportar.

De previsão de seis meses de sobrevida, já estávamos em vantagem. Era 2002 e o plano de saúde descredencia o médico e o local aonde ele estava se tratando. E agora? Mais uma coincidência? Um milagre? Acreditem, o médico dele foi convidado a fazer parte da equipe no Centro de Oncologia do HUSF – Hospital Universitário São Francisco em Bragança e nos deu a notícia que poderíamos dar continuidade ao tratamento aqui mesmo pelo SUS.

Esse mesmo médico Dr. Elias Abdo (querido amigo até hoje), comenta que em outros centros que ele atuava, tinham um trabalho voluntário potente e como queríamos ajudar outras pessoas com esses mesmos desafios, seria a grande oportunidade de devolvermos ao universo o que passamos com a nossa dor, em amor ajudando outras pessoas que passavam pelos mesma experiência.

Assim, em 2003, meu marido Antonio de Padua, minha irmã Cristina Valle e mais um pequeno grupo de amigas e eu, fundamos a ABCC com o propósito de melhorar a vida de pessoas em suas dores e desafios no tratamento, quando tem um diagnóstico de câncer.

Depois de anos de de atuação em locais improvisados e precários, recebemos a doação de um terreno da Prefeitura de Bragança e com muito trabalho e esforço de voluntários que foram chegando e agregando ao nosso time, conquistamos em outubro 2013 a tão sonhada sede inaugurada. Muitos esforços e doações da comunidade, projetos apresentados a empresas de porte do município, chegamos a um resultado que até nos surpreende com muita alegria.

Infelizmente em junho de 2014 Antonio partiu, mas conseguiu ver a sede funcionando e nosso trabalho materializado!

Continuamos desde sempre como missão, proporcionar uma melhor qualidade de vida no pre, durante e pós tratamento a este público-alvo, sendo que atualmente a Associação possui mais de 1.200 pacientes cadastrados desde a sua fundação, atendendo em média 80 pacientes e suas famílias ao mês, com profissionais especializados em oncologia, nas áreas de Assistência Social, Nutrição, Psiconcologia, Fisioterapia, além de outras atividades complementares, com voluntários em medicina homeopática, odontologia e terapia integrativa, sempre individualizados e personalizados a cada paciente.

O câncer é considerado um importante desafio à saúde pública e demanda foco em ações de prevenção e controle da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2030, será considerada a primeira causa de morte em todo o mundo, ultrapassando as doenças cardiovasculares. Poderão ser esperados 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com esta doença (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA, 2015). Segundo o INCA, para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer.

Neste contexto progressivo e caótico da doença, é necessário que cada vez mais e melhor haja a atuação de uma equipe multiprofissional, preparada e especializada, para que o tratamento contra o câncer seja realmente efetivo. Esse trabalho é o que vem sendo realizado ao longo desses 20 anos de atuação da ABCC, minimizando as dificuldades encontradas pelos pacientes portadores de câncer e seus familiares (de todas as faixas etárias, raças, gêneros e crenças), principalmente uma população de baixa renda, de Bragança Paulista e região (segunda região mais pobre do Estado de São Paulo), composta por 11 pequenos municípios, com uma população estimada em 475.660 habitantes em área total de 3.219 km² (IBGE 2019).

A ABCC tem realizado um trabalho diferenciado e especializado na área multiprofissional oncológica na comunidade local abrangendo a região bragantina.

Desta forma, nada mais relevante que sua performance e expertise sejam amplamente divulgadas e compartilhadas, para que seu trabalho continue tendo os resultados positivos e agregadores na vida de pacientes com câncer e suas famílias.

Para que suas atividades evoluam e sua sustentabilidade financeira perdure e progrida, a curto, médio e longo prazo, torna-se necessário que mais stakeholders participem e estejam presentes no apoio à Instituição, reconhecendo a “Causa” como um desafio social e humanitário capaz de causar um impacto social com propósito.

Junte-se a nós! Venha fazer parte de mais uma parte de nossa história e de nossos próximos 20 anos, ou mais !!!!

Alguns links que contam um pouco mais de nossa trajetória de sucesso!

Você conheceu um pouco do nosso passado, tem aqui o nosso presente e o nosso futuro?

Rita Valle

Assistente Social graduada pela FAPSS- Faculdade Paulista de Serviço Social, com Especialização em Políticas e Práticas em Promoção Social ; - Especialização em Gestão do Terceiro Setor pela FGV- Fundaçao Getúlio Vargas; - Pós graduação em Marketing pela ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing; - Extensão em Teologia pela USF - Universidade São Francisco; - Personal Coach (Personal & Professional Coaching) formada pela Sbcoaching - Sociedade Brasileira de Coaching; - MBA em Gestão na Saúde pela USF - Universidade São Francisco; - Fundadora e Gestora da ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer ( desde 2003). - MBA em Gestão na Saúde pela USF - Universidade São Francisco; - Fundadora e Gestora da ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer ( desde 2003). - Empreendedora Social, acumulando inúmeras certificações na área de Captação de Recursos, Advocacy e outros. Esteve como Vereadora de 2013-2016- Câmara Municipal de Bragança Paulista. Representando a ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer,  é Membro do CMS - Conselho Municipal de Saúde e do CONCIDADE – Conselho Municipal de Planejamento de Bragança Paulista; Membro do CEP- CONEP (Comitê de Ética e Pesquisa) da USF – Universidade São Francisco; Membro do Movimento TJCC – Todos Juntos Contra o Câncer; Membro da Rede Alianza Latina; Membro do BNI – Business Network Internacional.

Saber mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *