Em diversas áreas da sociedade, o conhecimento faz muita diferença e por diversas vezes é a mola impulsionadora que precisamos para atingir nossos objetivos. Um indivíduo com pouco conhecimento terá, na maioria das vezes dificuldades que aquele com mais preparo e experiência não terá.
Vimos recentemente o que ocorreu na luta (ou evento midiático) entre Acelino “Popó” Freitas, campeão de boxe e Kleber Bambam, um ex-BBB. Em que pesem as falas deste último contra o lutador profissional, muitas vezes de cunho pessoal, é notório que colocados em um ringue de luta, a experiência mostrou mais uma vez o que pode fazer.
Bambam provocou, falou, tentou de várias formas desestabilizar Popó, este com muitos anos dentro do esporte, tendo 43 lutas e 41 vitórias (sendo 34 delas por nocaute) enquanto o Ex-BBB, que não é um esportista profissional, se valeu de alguns meses de treinos e desafiou Acelino, com a bandeira de que seria o vencedor e derrotaria Popó com extrema facilidade, discurso defendido até soar o gongo.
Em que pese toda a discussão de marketing sobre o evento, com os nomes envolvidos, e a repercussão nas mídias, o que se viu (eu não vi a luta ao vivo, fiquei sabendo depois pela web) foi algo muito rápido, em cerca de 36 segundos, Popó “deitou” Bambam com alguns golpes bem aplicados e todo o papo falastrão de quem provocou o tempo todo se desmanchou como um castelo de cartas. Nocaute técnico.
Popó pode estar velho, fora de forma, mas tem algo que somente o tempo pode dar a cada um de nós: Experiência. Ter se dedicado a sua área durante anos e ter enfrentado dificuldades em busca de resultados pode muito bem forjar um lutador, um esportista, um médico, um engenheiro, uma advogada, uma dentista, enfim, todos se beneficiam do conhecimento adquirido e das experiências que passaram para colher frutos.
É necessário buscar o estudo, o conhecimento e agregar a experiência ao longo dos anos para resolver problemas em pouco tempo. Em horas, minutos, ou mesmo em alguns poucos segundos, se for este o caso. Depende de cada um de nós.