Antes de falarmos a respeito dessas tais bolhas, primeiro é necessário abordar sobre as redes sociais. Elas estão entre os assuntos mais debatidas no meio internacional atual, seja para o bem ou para o mal. As mesmas movimentam fortemente a economia através do marketing, estão no cotidiano de praticamente toda população global e também contribuem para modificar toda a estrutura das relações humanas. As redes sociais também estão envolvidas em muitas polêmicas, principalmente sobre seus algoritmos que supostamente podem influenciar e manipular as massas.
Mas o que seria um algoritmo? Um algoritmo é uma sequência de instruções com o objetivo de executar uma tarefa. Basicamente um algoritmo de rede social está programado para nos mostrar conteúdo direcionado a nossa pessoa, seja selecionando sempre assuntos e personalidades que interagimos ou um produto que pesquisamos, tudo para fazer um marketing direcionado. A inteligência artificial está programada para saber o que mostrar para manter o interesse de cada um, mantendo a pessoal entretida e o maior tempo possível online. Afinal quem nunca pesquisou por algum produto e passou o resto da semana vendo propaganda desse mesmo?
Mas e o conceito de bolha social? Muito simples, em nosso facebook, youtube ou instagram sempre será selecionado conteúdo que gostamos, opinião de pessoas que concordam com a nossa, isolando cada vez mais os de pensamento diferente. A maioria desconhece a existência desse conceito, a existência dos algoritmos e acaba por pensar que o mundo correto é o reflexo do que pensa, pois “A maioria das pessoas tem a mesma opinião que a minha”.
Então o reflexo dessas diversas bolhas de pensamentos ou opiniões que as redes sociais criam está deixando o mundo cada vez mais intolerante com o diferente e cada vez mais binário. “Eu estou do lado certo e quem pensa diferente está errado”. O Perigo disso é a extinção do debate, da pluralidade de ideias, o aumento do preconceito e ódio, proliferação de notícias falsas, pois se toda minha bolha acredita em algo, por mais absurdo que seja, dificilmente vou acreditar quando alguém vier desmentir.
O Marketing direcionado, vendendo o que queremos e o que pensamos estar precisando está deixando os donos das redes sociais com fortunas que superam PIBs de países. O poder dos algoritmos de influenciar pessoas estão vinculados com processos internacionais, como os resultados das eleições para presidente nos Estados Unidos em 2016. Medidas estão sendo impostas as redes sociais e vários países estão pedindo mais transparência com os algoritmos. Porém a melhor maneira de lidar com estas verdadeiras ferramentas de manipulação em massa, é conscientizar as pessoas sobre o assunto, saber que cada um de nós está em uma bolha social e que precisamos aprender a furar esta mesma.